Publicações:

TESES

A passagem da educação infantil para o 1° Ano no contexto do Ensino Fundamental de nove anos: um estudo sobre alfabetização, letramento e cultura lúdica.

     Gabriela Medeiros Nogueira

 

As crianças de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos e o governamento da infância. 

     Maria Renata Alonso Mota

 

Relações de gênero e trabalho docente na educação infantil: um estudo a partir de professores na creche 

     Deborah Thomé Sayão

 

Para além do ou "isto" ou "aquilo" : os sentidos da educação das crianças pequenas a partir das lógicas de seus contextos familiares 

     Simone Santos de Albuquerque

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS

 A supremacia da perspectiva associacionista em práticas alfabetizadoras no 1° ano do Ensino Fundamental de nove anos.


      Autores: Gabriela Medeiros Nogueira e Eliane Teresinha Peres

 

Mudanças na prática pedagógica com a implantação do ensino fundamental de nove anos na voz de duas professoras alfabetizadoras.

     Autores: Eliane Teresinha Peres, Gabriela Medeiros Nogueira e Caroline Braga Michel

 

Contribuições da pedagogia da infância para a articulação entre educação e anos iniciais do ensino fundamental.

     Autores: Gabriela Nogueira e Suzane da Rocha Vieira

 

Disciplina, controle e organização: a sala de aula no século XIX.

     Autores: Eduardo Arriada, Gabriela Medeiros Nogueira, Mônica Vahl

 

Práticas de assistência a infância no Brasil: uma abordagem histórica.

     Autores: Kamila Lockmann e Maria Renata Alonso Mota

 

Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010.

     Autores: Gabriela Medeiros Nogueira e Eliane Teresinha Peres. Revista Contrapontos.

 

O lugar das crianças de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos – Revista de Educação PUC-Campinas – V 17 n 1, jan/jun 2012

     Autora: Maria Renata Alonso Mota

 

O Ensino Fundamental de nove anos e os processos de avaliação: estratégias de regulação da população infantil – Educação – Revista do Centro de Educação – UFSM – v 37, n2, maio/jun.2012

     Autora: Maria Renata Alonso Mota 

 

Docência, gestão e conhecimento: conceitos articuladores do novo perfil do pedagogo instituído pela resolução CNE/CP n.01/2006 – Revista HISTEDBR, 2011.

     Autora: Suzane da Rocha Vieira

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 CAPÍTULOS DE LIVROS

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

DISSERTAÇÕES

Diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia: pedagogo, docente ou professor?

     Suzane da Rocha Vieira

 

O processo de Construção de uma proposta pedagógica: a experiência da educação infantil no CAIC - Faculdade de educação - Universidade Federal de Pelotas - UFPEL - 2001

     Maria Renata Alonso Mota 

 

Práticas educativas no contexto escolar e as manifestações de alguns princípios da educação ambiental.

     Ana do Carmo Goulart Gonçalves  

 

Inclusão escolar : saberes que operam para governar a população.

     Kamila Lockmann